10 fatos sobre entrar pra universidade

fevereiro 02, 2016


Amorecoooos! Quero falar com vocês sobre faculdade, universidade, cursinhos de inverno e por ai vai. Quem tem 16 anos já está com um pézinho na porta da facul certo ? Bom, a não ser que você seja um cabeça de melão como eu e termine o ensino médio com 15, mas enfim...Fato é que a maioria dos jovens com essa idade está ansioso para sair do colegial e partir para a vida de FARRA, PINGA E FOGUETE. A parte triste dessa história é que a universidade não é esse conto fadas não minha gente, por isso resolvi colocar aqui 10 fatos sobre ela.

1 - Você não vai encontrar uma mesinha de inscrição pra nenhum grupo 
Quem assistiu Pitch Perfect lembra da cena onde a Ana K chega na faculdade e as meninas estão recrutando cantoras para o coral, pois é, na realidade a sua chegada na faculdade vai ser bem diferente, você vai encontrar um monte de jovens perdidos sem saber com quem falar andando feito zombies, outros querendo fazer amizades desesperadamente, alguns com os pais e por ai vai, mas essa tradição de boas vindas e recrutamento para algum grupo da faculdade não rola aqui no Brasil. 

2 - Dificilmente você vai ver uma equipe de futebol e lideres de torcida usando jaquetas estilosas 
Isso você não vai ver mesmo, eu nem sei se existe no Brasil alguma faculdade que oferece bolsa para jogadores com todo o suporte que vemos nos filmes americanos, por isso raramente vemos times nas universidades, lideres de torcida então é impossível.

3 - Você vai fazer muita merda pra tentar se encaixar


Isso não é uma regra, mas a maioria faz. Muitos jovens se sentem excluídos por algum motivo e acabam tentando participar daquele grupinho "descolado" que sempre apronta alguma coisa com você. Eu tenho experiência no ramo de: merdas universitárias. Já fiz algumas e não me arrependo, até porque serviu para saber que aquele não era o melhor caminho. Sobreviver na faculdade depende exclusivamente de nós mesmos...tire boas notas, se esforce, mostre que você não é só mais um e pronto. Ficar bêbado, drogado, entre outras coisas mais só vai te trazer uma puta dor de cabeça no dia seguinte e uma consciência bem pesada. 

4 - Seus professores estão pouco se importando com você 


Não entendo muito bem o papel de alguns professores na universidade, eles apenas colocam uma centena de milhares de slides no telão, depois te manda no email umas "trocentas" perguntas e pronto, acabou a aula. Alguns não tão nem ai se você entra na sala, se você sair, virar um mortal com o pé na nuca em cima da mesa, eles simplesmente estão tocando o foda-se pra você. 

5 - Os nerds não são os excluídos 
Jamais menospreze um nerd na faculdade, eles são ótimos amigos, apesar do jeito fechado deles. Converse com algum e você perceberá que sua personalidade não se resume apenas a livros e séries de quadrinhos. Além disso você pode aprender muito com eles, as dúvidas que você teve na aula e não conseguiu a atenção do professor pra tirar, aquele trabalho que você não consegue de jeito nenhum fazer sozinho e muitas outras coisas, mas lembre-se: Não use um nerd para fazer suas atividades, quem perde com isso é só você, no futuro ele poderá ser o seu chefe e você vai continuar sendo só um bobo sugador que concluiu um curso montado nas costas de alguém mais inteligente. 

6 - A república que você vai morar não chega nem na sujeira dessa fraternidade
Nos filmes o que mais vemos são as famosas fraternidades onde moram um monte de meninas e meninos, mas na vida real dos brasileiros a coisa é diferente. O aluguel perto das universidades é um absuuuuuuuurdo, você vai precisar dividir com alguém com certeza, além disso o máximo que você vai conseguir pagar sozinho vai ser uma kit-net meia boca e se você quiser uma casona assim vai precisar dividir com mais uma penca de gente. No meu primeiro ano de faculdade, morei em uma república com 11 pessoas, a pior experiência da minha vida.

7 - Você vai descobrir que: se alguém plantar um pacote de miojo e regar com cerveja vai nascer um universitário
Senhor, não posso mais ver miojo na minha frente. Comi tanto macarrão instantâneo em 4 anos que hoje só cheiro desse negocio já me da ânsia. A maioria dos universitários que eu conheci viviam de miojo, principalmente os do meu curso que era integral, não dava tempo mesmo de fazer, sem contar na preguiça da maioria, a falta de habilidade na cozinha. E quanto a cerveja, você vai descobrir que realmente esse líquido transforma a fome das pessoas rsrs

8 - Você vai perceber que aquele 6,0 na prova de português não era uma nota tão ruim assim
Isso chega doer meu peito só de lembrar da minha primeira nota, nunca fiquei tão desapontada comigo. Estava acostumada a "tirar" 8,0, 9,0 até 10,0 na escola, mas quando fiz minha primeira prova de estatística e tirei 4,0....lágrimas caíram dos meus olhos, me senti péssima. Mas depois passou, eu não fui a única, mas não me acomodei, até porque se eu continuasse com essa nota reprovaria na disciplina.

9 - Seus conceitos sobre homossexualidade vão mudar muito
Se você não tem preconceito em relação ao homossexualidade ok, mas se você é coleguinha do Bolsonaro e já tem o discurso do Silas Malafaia decorado, você vai passar mal na faculdade. Dificilmente você vai encontrar uma turma 100% hétero e mesmo que encontre, em algum lugar da faculdade eles vão estar, lindos e belos espalhando suas purpurinas. Os gays são ótimos amigos, você vai perceber, além disso tentar oprimi-los é ruim somente pra quem tenta, pois eles não vão mudar. Se você não gosta ok, mas deixe isso claro baseados em motivos relevantes, e não use a sua religião como argumento, o Estado é laico. 

10 - Vai descobrir que entrar na faculdade é fácil, o difícil mesmo é sair
A cada semestre as coisas vão ficando mais difíceis  e a sua vontade de desistir vai estar sempre ali. Muitas pessoas desistem no meio do caminho, seja por não gostar do curso, por algum imprevisto, ou simplesmente por não darem conta.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
É isso pessoal, espero que tenham gostado. Se você já está na faculdade deixa ai nos comentários quais são as suas considerações sobre esse lugar tão maravilhoso rsrs e se você ainda não entrou me conta também quais são as suas expectativas. Um beijo !


Compartilhe esse post:

  1. Nossa, eu estou tão nervosa com a faculdade. Vou pro segundo ano do médio, mas já tem muita pressão familiar sobre mim por causa dessa etapa da vida. Ver posts como esse me tranquilizam bastante, só que eu já sabia da maioria dessas coisas. Mesmo assim, é gratificante ter dicas assim.
    Adoro seu blog! <3

    http://particulasinfinitas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa fase é tão boa,mas também tão complicada, é uma experiência única. Mas com certeza você vai se dar bem, é uma pessoa muito comunicativa e amável, pelo menos é a impressão que passa no blog. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu amei seu blog o layout e tudo,Parabéns!Estou procurando alguém pra fazer o meu! Amei o post ,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Giovanna. Olha se você for pagar pra isso tem muita gente boa que tem trabalhos incríveis na internet e não é tão caro, já encontrei layouts com estilo profissional por 80,00 reais. Agora se você estiver começando o blog e não tem condições ainda de ter um pago, tem milhareeeeees pra você baixar. Eu faço muita coisa em HTML, me viro bem sozinha, o meu layout inteiro fui eu que personalizei, te mum que eu fiz essa semana e tá disponível pra baixar e é free, ele é bem fofo e muito funcional, com botões te compartilhar, coments do face. Vou postar outro domingo, já ta quase pronto, talvez você goste e use no blog. Beijo princesa!

      Excluir
  4. Mari, posso te chamar assim?
    Eu estou nervosíssima com a facul, vou entrar esse ano, e estou com medo de o que vai acontecer, eu não sei como é e não faço ideia de o que vai acontecer, gosto de coisas novas, mas dá um medinho!
    Gostei desses fatos bem interessantes, o de morar com outras pessoas já vi de cara vou ter que morar com mais duas pessoas pra dividir as contas!
    Fala mais sobre a facul, como é, qual era teu curso e mais, vou adorar saber.
    Amei seu blog e estou seguindo pela fanpage!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, pode sim, esse é meu apelido *--* Ah que legal que você vai entrar na facul, eu fiquei bem nervosa no começo, primeiro porque eu me mudei pra outro estado e não conhecia ninguém, absolutamente ninguém acredita? A menina com quem eu dividi meu primeiro apê eu conheci no orkut (sou velha), nunca tinha visto antes a bonita, meus pais me deixaram na cidade com uma mala cheia de roupas, meu travesseiro e 800 reais na época. Só isso. Mas deu tudo certo, Deus me ajuda muito sabe, e eu tbm me esforcei bastante, não era arrogante, sempre fui brincalhona e fiz bastante amizades, fui conhecendo pessoas, que me apresentaram pra outras e no fim acabei caindo em uma republica lotada de gente maluca e bem mais velha que eu, foi uma experiência horrivel, eu tinha 15 anos e o pessoal tudo velho com 22, 25 e tal. Mas depois eu fui me ajeitando, conheci uma menina super bacana que foi meu anjo da guarda, nossa amizade deu certo que já faz 2 anos que terminei o curso e nós continuamos morando juntas em outra cidade e trabalhamos no mesmo laboratório. Você só precisa manter a calma e acreditar que você consegue. Beijo minha linda, voi tentar escrever mais sobre esse assunto com dicas pra quem vai morar sozinho.
      Já estou curtindo sua fan page e te seguindo tbm <3

      Excluir
    2. Mari, obrigada por essa resposta.
      É uma coisa bem comum ficar nervoso, afinal cidade diferente, tudo muda e você está sozinha num mundo totalmente novo, é meio aterrorizante.
      Menina 15 anos? Ual muito nova.
      Que bom que você achou alguém legal.
      Faça mesmo estarei aqui pra ver rsrs
      Obrigada amor.

      Excluir
  5. 10 fatos super reais ! Acabei de terminar a facul e posso afirmar. Amei o post e o blog então, perfeito *-*
    Beijos <3
    http://ideias-alternativas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é só quem passou por isso sabe né ? rrs. Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho, sempre que posso vou te visitar. Um beijo!

      Excluir
  6. Oi Mari !!
    Menina, apaixonei pelo seu blog <3 Também não sei como não te conheci antes !! rsrs Aproveitando obrigadinha pela visita !!
    Adorei o post, me lembrei ba%stante da minha vida de facul (que acabou há 5 anos kkk) e deu saudades !!
    Quanto a sua pergunta eu reservei o hotel em BH com um mês de antecedência e o preço para 2 pessoas foi de 204 reais, com mais 10% pra pagar lá no hotel de taxa.
    Estarei sempre aqui te acompanhando !!
    Bjim

    Paty
    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paty você veio *----* Obrigado por comentar aqui e também pelas dicas de viagem, vou entrar em contato com o hotel, cabe direitinho no meu orçamento. Sou fã do seu blog menina. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. kkkk tô aqui rindo horrores, seu post ficou muito engraçado, mais é TUDO verdade!
    Beijinhos...
    Blog Nayane Martins

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post, ri muito, podia ser igual nos filmes seria mais divertido rsrs.
    Te espero no Blog..
    Bjs *-*
    http://freemodernage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Omg!!! '-'
    Eu ainda estou no 2° ano do Ensino Médio, mas quero muito entrar para uma universidade, mas bem que poderia ser como nos filmes hahahaha Sem contar que tem toda uma correria né? Ou você se dedica, ou você se dedica! Com certeza, a saudade da escola pra quem está na universidade, é enorme hahaha. Adorei o post. Bjss! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, dedicação é tudo mesmo. Sinto bastante saudade da escola, era feliz e não sabia rsrs

      beijo

      Excluir
  11. Muito verdade esse seu post!! Como você disse que não é regra, eu não fiz muitas besteiras, rs. Apesar das dificuldades, cobranças, matérias acumuladas etc, a faculdade é uma das melhores fases da nossa vida <3
    Conheça meu blog :) Já estou te seguindo. Segue? :D
    Beijos,
    www.justvaidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por me visitar Letícia. Já estou seguindo tbm *--*

      beijo

      Excluir
  12. kkkkkkkkkkkk Sua postagem ficou bem legal. Lembrei da minha época de faculdade. Realmente tudo que você falou é verdade. Eu era do grupo dos nerds...então não colecionei muitos amigos, mas foram apenas os necessários. kkkkkkk Aii, eu entrei na faculdade com 16 anos, me sentia um E.T em muitas ocasiões.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Paloma. As vezes é melhor ter poucos amigos, mas que sejam verdadeiros, do que muitos que são falsos. Beijo

      Excluir
  13. Muiito bom o post..ainda não comecei minha faculdade mais sei que não é assim mesmo kk'
    bjss..
    http://mundodamodafashio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Você vai se dar bem, facul tem suas dificuldade mas, é tudo de bom *--*

    ResponderExcluir